terça-feira, 19 de outubro de 2010

O que podemos reciclar

Vivemos num mundo de desperdícios, onde em vez de optarmos por opções renováveis, estamos sempre à procura do mais rápido e fácil, independentemente das consequências.

O modelo actual de consumo é insustentável e isso não é conversa só para os governos e empresas, uma vez que podemos fazer a diferença, quer em nossas casas, quer ainda nos nossos locais de trabalho.

Boa parte do que consumimos pode ser reaproveitado, desde a garrafa de refrigerante até os restos de comida, mas para isso precisamos separar o lixo.

Pesquisa realizada por: Tiago Silva, nº 22, 7º F

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

"Reciclar para o Mundo ajudar"

Na área disciplinar de Área de Projecto, a turma do 7º F do Externato Cooperativo da Benedita, irá tratar o tema global “Reciclar para o Mundo ajudar”, onde os alunos sob a orientação da professora Lila Cardoso, farão trabalhos de reciclagem e reaproveitamento de materiais, ao longo do ano lectivo, bem como pesquisas e estudos relativos ao conhecimento de problemas ambientais.

Os alunos em grupos de trabalho, realizarão trabalhos de reaproveitamento e reciclagem de materiais, cartazes para incentivar à preservação da natureza e espaços públicos.

Estes trabalhos efectuados pelos alunos, serão objecto de exposições comemorativas ao longo do ano lectivo.  Os alunos terão a seu cargo, a criação e manutenção de um Blog de Turma, onde serão publicados os vários trabalhos práticos e teóricos realizados pelos alunos ao longo do ano lectivo, relacionados com a problemática do ambiente.

Objectivos:

• Sensibilizar a comunidade escolar e a sua envolvente para a necessidade de preservar a natureza e os espaços públicos;

• Sensibilizar a comunidade escolar e os cidadãos em geral para a necessidade da implementação da Política dos 3Rs – Reduzir, Reciclar, Reutilizar;

• Promover processos de reciclagem e reutilização;

• Valorizar o meio ambiente, com procedimentos individuais ou colectivos;

• Incentivar a criatividade;

• Promover a interdisciplinaridade e pluridisciplinaridade;

• Incentivar e valorizar os trabalhos efectuados pelas escolas;

• Fomentar parcerias entre a NOSTRUM, as escolas e outras entidades.