segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Floresta e da Árvore

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972, início da Primavera no Hemisfério Norte, foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA E DA ÁRVORE em vários países, entre os quais Portugal.
Este ano lectivo, várias turmas da nossa escola promoveram uma exposição de trabalhos em comemoração ao Dia Mundial da Floresta e da Árvore - 21 de Março, em que nós participámos e que a partir de hoje se encontra patente na nossa escola.
Todos os trabalhos expostos salientam a importância da preservação das Árvores para o Meio-Ambiente, onde a criatividade está bem presente.
Foi nítida a empolgação e contentamento de todos nós, ao realizarmos a exposição dos nossos trabalhos, bem como na realização dos mesmos ao longo das últimas aulas.

Fonte: http://www.malhatlantica.pt/

Cartazes realizados por: Luis Rodrigues, nº 13 e Simão Rodrigues, nº 21.

Trabalho elaborado por: Beatriz Fialho, nº 3; Beatriz Caixeiro, nº4; Francisco Tavares, nº 10 e Marta Matias, nº 15 - Grupo nº 1.  

sexta-feira, 18 de março de 2011

Carnaval 2011

Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo a partir da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno é feito de desfiles e fantasias, que é produto da sociedade vitoriana do séc. XIX.
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica, no séc. XI, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar à reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a quarta-feira de cinzas, o primeiro dia da Quaresma.
Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a quarta-feira de cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira, último dia antes da Quaresma.
O Carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias nas ruas, praças e casas da Roma, de 17 a 23 de Dezembro.
Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período e até os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas. As tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de Carnaval incorporaram os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao carácter de festa popular e desorganizada, juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato actual.
Para comemorar o Carnaval, período em que nós jovens nos divertimos muito, foram feitas máscaras em papel reciclado, cartão e restos de tecido, por dois grupos de alunos do 7º F. Estes trabalhos estiveram em exposição comemorativa no Externato, durante a semana antecedente e a semana de Carnaval.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval
Trabalho elaborado por: Ana Fonseca, nº 1; Ana Madeira, nº 2; Daniel Pedro, nº 7; Elisa Pedro, nº 9; Francisco Bogalho, nº 11; Martina Ferreira, nº 16; Rafael Filipe, nº 19 e Vanessa Morgado, nº23 e Iasmin Maranhão, nº 24 - 7º F.