As mudanças climáticas e os resíduos sólidos estão entre as principais causas que ameaçam a sobrevivência humana na Terra. Entre as medidas a serem tomadas, algumas são da esfera privada e podem ser resumidas como a Atitude dos 3Rs.
Esta atitude assenta em três princípios e constituem a conhecida sigla dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Dada a grande perda de trabalho e tecnologia na produção da maioria dos produtos, importa aqui questionar-nos se os esforços necessários à implementação destas práticas relativamente a esses mesmos produtos estão a sortir os efeitos necessários
Importa avaliar, antes de procurar uma solução para os resíduos, se estarão a ser desenvolvidos os necessários esforços para evitar a produção dos resíduos perigosos, pois como é do senso comum, a melhor forma de resolver um problema é evitar o seu aparecimento. Se cada vez que um problema deste tipo surgir, nos limitarmos a procurar medidas para a sua remediação, então estaremos de forma, porventura inconsciente, a contribuir para a perpetuação da situação.
O uso das melhores tecnologias actualmente disponíveis em condições economicamente aceitáveis permitem fabricar produtos com elevada longevidade. Não corresponde portanto ao avanço tecnológico o slogan implícito da nossa sociedade: "Deite fora e compre novo
Em relação à sigla dos 3Rs, só para o terceiro R existem políticas concretas, planos e incentivos. Para a implementação do princípio da redução e para o da reutilização pouco mais se tem feito do que uma vaga campanha moral, com efeitos muito reduzidos.
Sugerem-se assim medidas concretas para que a redução de resíduos deixe de ser uma atitude meramente verbalizada, mas sem consequências práticas.
Para chamar a atenção para esta problemática, decorreu no Externato Cooperativo da Benedita, no final do 2º Período, uma Exposição relativa à “Atitude dos 3Rs”, onde estiveram presentes os melhores trabalhos dos alunos do 7º Ano de Educação Tecnológica.
Trabalho elaborado por: Beatriz Fialho, nº 3; Beatriz Caixeiro, nº4; Francisco Tavares, nº 10 e Marta Matias, nº 15 - Grupo nº 1.