terça-feira, 7 de junho de 2011

Dia Mundial da Criança


O Dia Mundial da Criança é um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações.

Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945, quando muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise e as crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos e algumas dessas crianças nem pais tinham!

Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas detrabalhos muito duros. Mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever e viviam em péssimas condições para a sua saúde.

Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.

Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez a 1 de Junho desse mesmo ano!

Este dia ficou a partir daí, o da comemoração do Dia Mundial da Criança em Portugal mas, mundialmente é comemorado, segundo a ONU, no dia 20 de Novembro.

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:

- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

O nosso grupo trabalhou o tema comemorativo do Dia da Criança, com materiais reciclados, inclusive o papel cenário que já tinha sido usado por outra turma.


Trabalho realizado por: Carolina Mateus, nº 5; Catarina Inácio, nº 6; Daniela Dias, nº 8; Martina Ferreira, nº 16 e Rafael Ferreira, nº 18 - 7º F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário