A Importância das Telecomunicações
Nas últimas décadas, as tecnologias de informação e computação alteraram a vida tanto no trabalho como no lar e uma série múltipla de equipamentos rodeia-nos: televisor, rádio, vídeo, telefone com atendedor de chamadas, fax e computador.
Em termos de informação recebida, a evolução foi rápida e se, no tempo dos nossos pais, o jornal era o principal meio de comunicação, actualmente a rádio e a televisão inundam-nos com mais notícias e entretenimento.
A rapidez, fiabilidade e versatilidade destes meios associam-se à qualidade de transmissão das telecomunicações. A idade do infomedia, dos meios de informação interactivos, alterou os nossos hábitos.
Da conversa em volta da mesa passou-se para o consumo de imagens de televisão e o digitar do teclado de computador, em busca de novos horizontes e ideias. A noção do acontecimento presencial, ocorrido num único sítio e tempo, deu lugar à comunicação virtual: podemos falar para longe (via telefone e correio electrónico), podemos falar com outro tempo (as bases de dados residentes num computador estão sempre prontas a actualizar a nossa informação).
Hoje as tecnologias de informação e computação (TIC), são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos. A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades, assumindo uma enorme importância na vida colectiva e individual actual.
A vantagem da difusão das TIC contribuiu também para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.
Finalmente na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento de todos.
Para comemorarmos este dia, o nosso grupo realizou um trabalho desenhado em cartão, representando o planeta Terra globalizado pelas telecomunicações actuais. Fizemos ainda a recolha de vários instrumentos de comunicação, junto dos nossos familiares, para a composição da exposição comemorativa.
Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/tic/10importanctic.htm / http://www2.ufp.pt/~lmbg/com/sociedadedaInformacao.pdfestudantes/tic/10importanctic.htmestudantes/tic/10importanctic.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário