segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dia Mundial das Telecomunicações

A Importância das Telecomunicações


Nas últimas décadas, as tecnologias de informação e computação alteraram a vida tanto no trabalho como no lar e uma série múltipla de equipamentos rodeia-nos: televisor, rádio, vídeo, telefone com atendedor de chamadas, fax e computador.

Em termos de informação recebida, a evolução foi rápida e se, no tempo dos nossos pais, o jornal era o principal meio de comunicação, actualmente a rádio e a televisão inundam-nos com mais notícias e entretenimento.

A rapidez, fiabilidade e versatilidade destes meios associam-se à qualidade de transmissão das telecomunicações. A idade do infomedia, dos meios de informação interactivos, alterou os nossos hábitos.

Da conversa em volta da mesa passou-se para o consumo de imagens de televisão e o digitar do teclado de computador, em busca de novos horizontes e ideias. A noção do acontecimento presencial, ocorrido num único sítio e tempo, deu lugar à comunicação virtual: podemos falar para longe (via telefone e correio electrónico), podemos falar com outro tempo (as bases de dados residentes num computador estão sempre prontas a actualizar a nossa informação).


Hoje as tecnologias de informação e computação (TIC), são utilizadas pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos. A rápida difusão das TIC exerce mutações no modo de vida das sociedades, assumindo uma enorme importância na vida colectiva e individual actual.
  
A vantagem da difusão das TIC contribuiu também para simplificar processos administrativos e proporcionar a redução dos custos que lhe estão associados. Contribuindo também a agilização do relacionamento com os cidadãos e empresas.


Através da tecnologia da rede de satélites podemos detectar catástrofes, como tornados, evacuando pessoas dessas áreas e salvando vidas. A previsão do tempo é também realizada a através  dos satélites.

Finalmente na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos enriquecendo o conhecimento de todos.

Para comemorarmos este dia, o nosso grupo realizou um trabalho desenhado em cartão, representando o planeta Terra globalizado pelas telecomunicações actuais. Fizemos ainda a recolha de vários instrumentos de comunicação, junto dos nossos familiares, para a composição da exposição comemorativa. 


Trabalho elaborado por: Beatriz Fialho, nº 3; Beatriz Caixeiro, nº4; Francisco Tavares, nº 10 e Marta Matias, nº 15 - Grupo nº 1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário